Conheça o nosso ENSINO MÉDIO
O Ensino Médio é um período decisivo para o futuro de nossos jovens. Além de representar a etapa final da Educação Básica, também representa um momento de escolha profissional. Para prepará-los, o Colégio São José conta com uma equipe docente experiente e especializada na preparação para o ENEM e demais vestibulares. Por meio de técnicas diversas e ferramentas tecnológicas, o Colégio vem se destacado com excelentes resultados nos processos seletivos e consequente ingresso dos jovens nas principais instituições de ensino superior.
O objetivo principal do Colégio São José é proporcionar ao alunado uma educação integral, tanto nas dimensões pessoal e social, quanto religiosa. Ademais, é o momento de se aprimorar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental I e II, quando as metodologias e os conteúdos não são apenas aprofundados, mas também direcionados para provas específicas. A intenção é que o estudante se desenvolva plenamente, experenciando uma pedagogia voltada para o protagonismo e a criticidade do indivíduo, inserido em uma comunidade fraterna, ativa e responsável.
Silvia Aberceb
Coordenadora do Ensino Médio
NOVO ENSINO MÉDIO
O Novo Ensino Médio propõe um modelo de aprendizagem por áreas de conhecimento, o que possibilitará ao jovem optar por uma educação mais direcionada para a escolha profissional e o mercado de trabalho. Nesse contexto, o Colégio São José tem viabilizado o processo de adaptação ao novo currículo, promovendo mudanças na carga horária, efetiva interdisciplinaridade entre as áreas de conhecimento, valorização da autonomia dos estudantes e foco ao crescimento pessoal e profissional dos mesmos.
Os Itinerários Formativos já estão sendo ofertados nos moldes do que se define legalmente, possibilitando uma escolha adequada à realidade do Colégio, além de priorizar os anseios dos nossos alunos.
Itinerários Formativos
1ª série do Ens. Médio
ARQUITETURA CURRICULAR DA PARTE FLEXÍVEL
- História e cultura indígena, africana e afro-brasileira;
- Leitura e escrita de mundo;
- Matemática para além dos números;
- Iniciação Científica;
- Projeto de Vida;
- Eletivas.
2ª série do Ens. Médio
ARQUITETURA CURRICULAR DA PARTE FLEXÍVEL
Dois Itinerários Formativos Integrados;
- Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
- Linguagens e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
3ª série do Ens. Médio
ARQUITETURA CURRICULAR DA PARTE FLEXÍVEL
Dois Itinerários Formativos Integrados;
- Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
- Linguagens e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
A primeira série do Ensino Médio tem grande importância no início da flexibilização curricular do Novo Ensino Médio Baiano por várias razões:
- Primeiramente, porque os estudantes poderão trilhar percursos conectados à juventude, tendo a oportunidade de vivenciar componentes específicos para pensarem de forma muito responsável sobre seu projeto de vida;
- Em segunda instância, porque começarão a experimentar a eletividade, pautada em suas questões pessoais, desejos e anseios;
- Por fim, porque estarão se preparando para, no ano seguinte, escolherem, de forma mais madura, o Itinerário Formativo que desejam trilhar;
Há que considerar ainda que, na 1ª série, os estudantes terão a oportunidade de escolher um ou mais componentes curriculares eletivos, se assim o desejarem. Além disso, terão a possibilidade de frequentar percursos formativos que dialoguem com temáticas contemporâneas e com o seu projeto de vida.
BERNOULLI SISTEMA DE ENSINO.
O Bernoulli Sistema de Ensino desenvolve soluções educacionais de excelência, que geram resultados de verdade. São soluções eficientes e totalmente integradas, que acompanham o estudante em cada etapa da trajetória escolar.
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS:
APOIO DIGITAL PARA UMA APRENDIZAGEM REAL
O Bernoulli Sistema de Ensino proporciona experiências de aprendizagem nas quais a tecnologia está presente de maneira totalmente integrada.
EDUCAÇÃO INFANTIL – DESCOBRIR, SER E CRESCER
Uma Coleção que combina desenvolvimento cognitivo por meio de experiências significativas e uma formação socioemocional, que estimula a autonomia. Diferentes linguagens (corporal, oral, matemática, musical, do mundo natural, do brincar, entre outras) compõem a base de um material que abre um mundo de possibilidades para as crianças.
ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS E FINAIS
A Coleção Bernoulli Ensino Fundamental tem o objetivo de ser, para o estudante, a principal referência do conjunto de conhecimentos de cada área e propiciar apoio e incentivo ao hábito de estudo e ao prazer de aprender.
ENSINO MÉDIO 1ª E 2ª SÉRIES – AUTONOMIA, PROTAGONISMO E RESULTADOS
A Coleção proporciona aos estudantes meios de significação dos conteúdos para sua atuação no mundo. Por meio de uma abordagem fluida, o material enriquece a aprendizagem e a preparação do estudante ao contribuir para o aprofundamento e a consolidação das aprendizagens essenciais do Ensino Fundamental, para a compreensão de problemas complexos e para a reflexão sobre como solucioná-los.
3ª SÉRIE E PRÉ-VESTIBULAR ANUAL – O ESTUDANTE PREPARADO PARA O SONHO DELE
Uma educação de excelência equilibra formação humana e acadêmica. Um estudante preparado para sonhar grande e alcançar resultados de verdade nos vestibulares mais disputados e na própria vida.
Simulados
Os simulados das provas do ENEM e outros vestibulares seguem todas as regras estabelecidas nos exames externos, além de usar a Matriz de Referência ENEM nas quatro áreas de conhecimento:
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;
- Redação;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia;
- Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
- Matemática e suas Tecnologias: Matemática.
Correção
- O simulado passa por duas correções distintas:
- TRI (Teoria de Resposta ao Item)
- TCT (Teoria Clássica de Teste)
- Para a Redação, são disponibilizadas a chave de correção e as orientações para a mesma.
Avaliações
As unidades estão divididas em três períodos. Cada um deles é formado por:
Parcial, cujo valor total é de 4,0 pontos, diluídos em atividades diversas, quais sejam:
- Avaliações por componentes curricular ou interdisciplinar;
- Projetos;
- Conferências;
- Seminários;
- Apresentações teatrais;
- Outros.
Global, cujo valor é 5,0 e acontece ao final da unidade.
Desempenho individual, cujo valor é 1,0.
PROJETOS INOVADORES
Roda de Conversa - Informação Profissional
Ainda não sabe o que cursar?
A gente te ajuda! Exatas, humanas ou biomédicas?
RODA DE CONVERSA CSJOSÉ: FUTURO PROFISSIONAL – “Escolhas acertadas hoje possibilitam um amanhã promissor.”
Em parceria com profissionais e instituições de Ensino Superior, o Colégio São José auxilia os alunos na definição das profissões que almejam seguir. O evento proporciona aos estudantes palestras com vários profissionais, tanto da área civil como militar, além de stands de apresentação de inúmeras instituições de ensino superior. É um momento de conhecimento e experiências compartilhadas, visando o esclarecimento sobre as diversas áreas de atuação profissional.
Foto do evento realizado em 29 de outubro de 2022 (sábado), em caráter presencial, no horário das 8h às 12h.
Conferência do Clima
O projeto objetiva trabalhar uma temática da Educação Ambiental muito relevante atualmente: as mudanças climáticas. É fato que a educação ambiental visa propor discussões sobre as relações entre as mudanças climáticas e as atividades antrópicas, produção e consumo exagerado disseminado pelo capitalismo, bem como os impactos das mudanças climáticas no meio ambiente, na biodiversidade e no bem-estar do homem. A ideia é atender a uma das necessidades do Projeto Político Pedagógico da escola, cujo texto prevê atividades de Educação Ambiental, inclusive de modo interdisciplinar, com as disciplinas de Biologia, Física, Geografia, Química, Matemática, Português, Itinerários Formativos e Eletivas.
Feira de Empreendedorismo
A melhor maneira de se aprender alguma coisa é praticando. Ler bons livros, revistas, assistir sempre às aulas com atenção, participar de eventos em outras escolas ou instituições nos acrescentam um vasto conhecimento; contudo, só conseguimos apreendê-los verdadeiramente quando os colocamos em prática. Para tanto, devemos sempre ser ousados; a própria palavra experimentação, na ciência, já diz tudo. Assim, a Feira de Empreendedorismo visa organizar e sistematizar literalmente uma “FEIRA”. Com o intuito também de envolver todos os alunos do Ensino Médio, o objetivo é despertar o interesse pela investigação científica e pela ação de empreender. A Feira é uma maneira de socializar as produções, dando visibilidade aos projetos, bem como contribuir para a difusão do conhecimento dentro da comunidade escolar. A ênfase é para que os artigos sejam produzidos coletivamente e atentem para o aspecto interdisciplinar.
Gincana Científica
Ações diferenciadas, no que tange ao Ensino de Química, precisam ser realizadas para que esta disciplina seja mais bem entendida e trabalhada. A realização de uma gincana além de diversificar o processo ensino-aprendizagem, também proporciona uma integração aluno-professor. Assim, o desenvolvimento da gincana funciona como uma ferramenta a mais no auxílio à aprendizagem, servindo para contemplar os conhecimentos, proporcionar aos alunos uma retomada dos mesmos, com o objetivo de aprimorá-los, obtendo um melhor desempenho em avaliações, (re)significando saberes e auxiliando no reforço dos conteúdos.
Sarau Literário e Centenário
Esta é uma iniciativa da área de Linguagens, particularmente da disciplina Arte. O Projeto combina os conhecimentos artísticos (teatro, música, dança) com a Literatura, promovendo a interação sociocomunicativa e estreitando os laços entre o espaço escolar e o universo cultural. Assim, o Sarau Literário e o Centenário representa a união dos saberes artísticos e literários com um momento de ludicidade, resultando numa apresentação cultural completa. Nele, os estudantes lançam mão de seus conhecimentos sobre a arte literária e fazem-nos dialogar com outras esferas da arte de maneira crítica, criativa e integradora, perpassando pela intertextualidade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade e alcançando uma conexão verdadeiramente homogênea entre tais saberes.
Enfoque na Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
Tomamos como referencial o ensino com enfoque na Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) que tem como principal objetivo o desenvolvimento de uma alfabetização científica e tecnológica dos cidadãos, auxiliando o aluno a construir conhecimentos, habilidades e valores importantes para se tomar decisões responsáveis sobre questões relacionadas à ciência e à tecnologia na sociedade e, para além disto, atuar na solução dessas questões. (AIKENHEAD, 1994a et al. apud SANTOS; MORTIMER, 2002, p.114).
Diante da breve descrição acima exposta, tem-se que a realização da revista científica , pela 2ª série do EM , que deverá promover maior aproximação dos alunos para assuntos relacionados à Ciência e à Vida em sociedade através das disciplinas , Iniciação Científica e Química Forense.
+ 2 mil
Alunos formados no Ensino Médio.
+ 10 mil
Alunos matriculados em 97 anos de história.
Formação integral
Formando para a vida!
Preparação para o ENEM
Simulados e aulas direcionadas.
NOSSA EQUIPE
NOME DO PROFESSOR | DISCIPLINA | SÉRIE |
André Luís | Matemática | 1ª, 2ª,3ª |
Antônio José Barreto | Física | 3ª |
Cássio Lima | Educação Física | 3ª |
Dorilene | Inglês | 1ª |
Francisco | Geografia | 1ª, 2ª |
Ione | Inglês | 2ª, 3ª |
Jacson Estrela | Filo. / Soc./ Projeto de Vida | 1ª, 2ª, |
Jaqueline | Líng. Portuguesa/ Tec. Redação | 1ª, 2ª,3ª |
Jeferson | Empreendedorismo Projeto de Vida | 1ª,2ª 3ª |
Josemar | Física | 1ª |
Lázaro Gomes | Arte / Religião | 1ª, 2ª, 3ª |
Manoel | Geografia | 3ª |
Marcelo | História | 3ª |
Marcos Antônio | Educação Física | 1ª, 2ª |
Marivaldo | Física | 2ª |
Moisés | Biologia | 3ª |
Mônica | Biologia | 1ª, 2ª, 3ª |
Rita Buente | Química | 1ª, 2ª |
Rita de Cássia | Tec. Redação | 1ª |
Sônia Pinheiro | Química | 3ª |
Vivian | Líng. Portug. e Liter. Brasileira/ Tec. Redação | 2ª, 3ª |
Vinicius | História | 1ª, 2ª |
Coordenação e Auxiliares
- Silvia Aberceb – Coordenadora
- Verônica Magalhães – Auxiliar de Coordenação
- Carla Malaquias – Auxiliar de Coordenação
- Genice – Auxiliar
- Evilásio – Auxiliar