Um dia inteirinho, cuidando do seu maior tesouro!

Pensando em atender às inúmeras solicitações de pais de alunos e comunidade educativa, a ASFHIC – COLÉGIO SÃO JOSÉ – implantou em 2020, o turno complementar para alunos da Educação Infantil. Em 2023, estenderemos também para 3º ano do Ens. Fundamental. Por entender que a família, em função das mudanças no mundo do trabalho, necessita integrar suas crianças na escola, em tempo integral, resolvemos proporcionar-lhes momentos lúdicos, recreativos, acompanhamento pedagógico-sistemático das rotinas escolares e atividades esportivas.

Tudo isso, num ambiente agradável, acolhedor e seguro, com pro­fissionais quali­ficados. Dispomos de uma Supervisora, professores de classe, professores de atividades esportivas e recreativas, auxiliares de sala e equipe de nutricionistas. Temos refeitório, parque, sala de descanso, sala de atividades interativas, laboratórios de informática, biblioteca, piscina e sala de recreação. O tempo complementar é um serviço opcional, extracurricular, oferecido aos nossos alunos da Educação Infantil (G2 ao G5 e 1º, 2º e 3º anos do Ens. Fundamental I).



Vantagens do nosso Tempo Integral

  • Oferecer tranquilidade e segurança aos pais que precisam trabalhar;
  • Proporcionar melhor aproveitamento do tempo ocioso;
  • Suprir as necessidades de lazer, esporte, cultura e acesso à tecnologia educacional;
  • Possibilitar a orientação e acompanhamento das atividades propostas para casa.
  • Oferecer orientação nutricional;
  • Desenvolver hábitos de higiene e autonomia das crianças.

Alice

Coordenadora do Tempo Integral Kids

Atendimento

Venha conhecer uma divertida e acolhedora experiência de ser integral. Oferecemos um serviço opcional e extracurricular de turno complementar para as turmas do G2 ao 3º ano do Ens. Fundamental. Quer conhecer nossa proposta? Faça já sua reserva. Procure-nos. Converse com nossa consultora de matrículas, Carla Malaquias. Faça o seu agendamento para conhecer nossas instalações.

Funcionamento

Nossos alunos chegam a partir das 7h30min e são recebidos com todo carinho pela nossa equipe, a partir desse horário começam as atividades do Tempo Integral, o lanche, almoço e organização para as aulas do ensino normal do turno vespertino. O horário da saída é de acordo com o segmento do(a) estudante: 16h30min para Ed. Infantil e 17h40 para o Ens. Fundamental – Anos Iniciais.

Central: (71) 9 8106-7101.

Grupo de pais exclusivo.





Alimentação

As crianças irão lanchar e almoçar em refeitório apropriado, confortável, com cardápio especialmente elaborado, sob a supervisão de uma equipe de nutricionistas, a qual estimulará o consumo variado de alimentos com nutrientes importantes para o desenvolvimento infantil. O cardápio irá para casa às sextas-feiras para o conhecimento dos responsáveis.

O que nos torna únicos?

Ampla e moderna estrutura para projetos inovadores.

Esportes, recreação, artes, cultura, tecnologia e lazer.

Tradição: 98 anos promovendo uma educação de qualidade.

 

Supervisora, professores, nutricionistas e auxiliares de sala experientes.

 

Atividades desenvolvidas

A rotina de nossas crianças é planejada por uma equipe de profissionais qualificados, que desenvolverá as seguintes atividades:

  • Atividades esportivas (Capoeira e Natação);
  • Recreação (artes, teatro, culinária, expressão corporal, contação de história);
  • Auxílio às atividades escolares (realização e acompanhamento aos deveres de casa);
  • Lanche matutino;
  • Banho e almoço;
  • Descanso.

Materiais necessários

  • Fardamento próprio para o turno complementar;
  • Agenda de acompanhamento diário e comunicação Escola x Família;
  • Uma nécessaire contendo shampoo, condicionador, escova de dente, creme dental, sabonete líquido, escova e/ou pente de cabelo, com nome do aluno (­cará em armário individualizado da criança);
  • Uma sacola complementar com toalha de banho diária, muda de roupa e uniforme escolar completo;
  • Kit descanso contendo dois lençóis identifi­cados (enviados para casa semanalmente para lavagem e troca) e um travesseiro pequeno (trocado a cada início de semestre).

Atividades esportivas

Natação

Professora: Rosane

Dias da semana: Terças e Quintas-Feiras.

As aulas de natação do Integral Kids acontecem duas vezes na semana. Bem no início, as crianças são guiadas para vivenciar e sentir a água. Observamos os movimentos corporais e, e como ela respira debaixo d’água. 

A natação trabalha com respeito à fase de desenvolvimento de cada criança. No início, a criança aprende ir de um ponto ao outro, em linha reta, buscando o equilíbrio. 

Durante o ano, são trabalhados alguns diferentes estilos de nado, a movimentação dos braços e a respiração lateral. 

Com a constância de aulas durante o ano, as crianças avançam e alguns já conseguem aperfeiçoar os estilos de nado, como exemplo, nado de costa, borboleta etc. Neste caso, considerando o processo de desenvolvimento de cada criança e sua fase correspondente à idade. 

Capoeira

Professor: David

Dias da semana: Sextas-feiras.

A Capoeira desenvolve no aluno habilidades que vão além das capacidades físicas, como é um tema amplo, pode-se trabalhar de forma lúdica, assim brincando, os alunos tomam consciência do seu corpo e de suas capacidades motoras, facilitando o crescimento cognitivo e afetivo. Explora muito a psicomotricidade, lateralidade, situar-se no espaço, dominar o tempo, adquirir coordenação de seus movimentos (CACCIATORE, CARNEIRO, GARCIA JUNIOR, 2010).

O trabalho musical diferencia a capoeira do trabalho intelectual predominante no ambiente escolar e provoca sensações diferentes daquelas que se tem na escrita e na leitura. A musicalidade está ligada diretamente aos sentimentos.

Na dimensão atitudinal as aulas de Capoeira na escola podem influenciar em uma postura não preconceituosa e mais crítica. Desenvolver a cooperação e a prática da cidadania, o aluno se socializará através de práticas esportivas.

O verdadeiro objetivo da inclusão da capoeira na escola deveria ser além de todo benefício motor, a formação de seres humanos capazes de lidar com as diferenças, tornando-se mais livres de preconceitos e mais tolerantes. (WIELECOSSELES; 2011)

Rotina Integral Kids