Um dia inteirinho, cuidando do seu maior tesouro!
Pensando em atender às inúmeras solicitações de pais de alunos e comunidade educativa, a ASFHIC – COLÉGIO SÃO JOSÉ – implantou em 2020, o turno complementar para alunos da Educação Infantil. Em 2023, estenderemos também para 3º ano do Ens. Fundamental. Por entender que a família, em função das mudanças no mundo do trabalho, necessita integrar suas crianças na escola, em tempo integral, resolvemos proporcionar-lhes momentos lúdicos, recreativos, acompanhamento pedagógico-sistemático das rotinas escolares e atividades esportivas.
Tudo isso, num ambiente agradável, acolhedor e seguro, com profissionais qualificados. Dispomos de uma Supervisora, professores de classe, professores de atividades esportivas e recreativas, auxiliares de sala e equipe de nutricionistas. Temos refeitório, parque, sala de descanso, sala de atividades interativas, laboratórios de informática, biblioteca, piscina e sala de recreação. O tempo complementar é um serviço opcional, extracurricular, oferecido aos nossos alunos da Educação Infantil (G2 ao G5 e 1º, 2º e 3º anos do Ens. Fundamental I).
Vantagens do nosso Tempo Integral
- Oferecer tranquilidade e segurança aos pais que precisam trabalhar;
- Proporcionar melhor aproveitamento do tempo ocioso;
- Suprir as necessidades de lazer, esporte, cultura e acesso à tecnologia educacional;
- Possibilitar a orientação e acompanhamento das atividades propostas para casa.
- Oferecer orientação nutricional;
- Desenvolver hábitos de higiene e autonomia das crianças.
Alice
Coordenadora do Tempo Integral Kids
Atendimento
Venha conhecer uma divertida e acolhedora experiência de ser integral. Oferecemos um serviço opcional e extracurricular de turno complementar para as turmas do G2 ao 3º ano do Ens. Fundamental. Quer conhecer nossa proposta? Faça já sua reserva. Procure-nos. Converse com nossa consultora de matrículas, Carla Malaquias. Faça o seu agendamento para conhecer nossas instalações.
Funcionamento
Nossos alunos chegam a partir das 7h30min e são recebidos com todo carinho pela nossa equipe, a partir desse horário começam as atividades do Tempo Integral, o lanche, almoço e organização para as aulas do ensino normal do turno vespertino. O horário da saída é de acordo com o segmento do(a) estudante: 16h30min para Ed. Infantil e 17h40 para o Ens. Fundamental – Anos Iniciais.
Central: (71) 9 8106-7101.
Grupo de pais exclusivo.
Alimentação
As crianças irão lanchar e almoçar em refeitório apropriado, confortável, com cardápio especialmente elaborado, sob a supervisão de uma equipe de nutricionistas, a qual estimulará o consumo variado de alimentos com nutrientes importantes para o desenvolvimento infantil. O cardápio irá para casa às sextas-feiras para o conhecimento dos responsáveis.
O que nos torna únicos?
Ampla e moderna estrutura para projetos inovadores.
Esportes, recreação, artes, cultura, tecnologia e lazer.
Tradição: 98 anos promovendo uma educação de qualidade.
Supervisora, professores, nutricionistas e auxiliares de sala experientes.
Atividades desenvolvidas
A rotina de nossas crianças é planejada por uma equipe de profissionais qualificados, que desenvolverá as seguintes atividades:
- Atividades esportivas (Capoeira e Natação);
- Recreação (artes, teatro, culinária, expressão corporal, contação de história);
- Auxílio às atividades escolares (realização e acompanhamento aos deveres de casa);
- Lanche matutino;
- Banho e almoço;
- Descanso.
Materiais necessários
- Fardamento próprio para o turno complementar;
- Agenda de acompanhamento diário e comunicação Escola x Família;
- Uma nécessaire contendo shampoo, condicionador, escova de dente, creme dental, sabonete líquido, escova e/ou pente de cabelo, com nome do aluno (cará em armário individualizado da criança);
- Uma sacola complementar com toalha de banho diária, muda de roupa e uniforme escolar completo;
- Kit descanso contendo dois lençóis identificados (enviados para casa semanalmente para lavagem e troca) e um travesseiro pequeno (trocado a cada início de semestre).
Atividades esportivas
Natação
Professora: Rosane
Dias da semana: Terças e Quintas-Feiras.
As aulas de natação do Integral Kids acontecem duas vezes na semana. Bem no início, as crianças são guiadas para vivenciar e sentir a água. Observamos os movimentos corporais e, e como ela respira debaixo d’água.
A natação trabalha com respeito à fase de desenvolvimento de cada criança. No início, a criança aprende ir de um ponto ao outro, em linha reta, buscando o equilíbrio.
Durante o ano, são trabalhados alguns diferentes estilos de nado, a movimentação dos braços e a respiração lateral.
Com a constância de aulas durante o ano, as crianças avançam e alguns já conseguem aperfeiçoar os estilos de nado, como exemplo, nado de costa, borboleta etc. Neste caso, considerando o processo de desenvolvimento de cada criança e sua fase correspondente à idade.
Capoeira
Professor: David
Dias da semana: Sextas-feiras.
A Capoeira desenvolve no aluno habilidades que vão além das capacidades físicas, como é um tema amplo, pode-se trabalhar de forma lúdica, assim brincando, os alunos tomam consciência do seu corpo e de suas capacidades motoras, facilitando o crescimento cognitivo e afetivo. Explora muito a psicomotricidade, lateralidade, situar-se no espaço, dominar o tempo, adquirir coordenação de seus movimentos (CACCIATORE, CARNEIRO, GARCIA JUNIOR, 2010).
O trabalho musical diferencia a capoeira do trabalho intelectual predominante no ambiente escolar e provoca sensações diferentes daquelas que se tem na escrita e na leitura. A musicalidade está ligada diretamente aos sentimentos.
Na dimensão atitudinal as aulas de Capoeira na escola podem influenciar em uma postura não preconceituosa e mais crítica. Desenvolver a cooperação e a prática da cidadania, o aluno se socializará através de práticas esportivas.
O verdadeiro objetivo da inclusão da capoeira na escola deveria ser além de todo benefício motor, a formação de seres humanos capazes de lidar com as diferenças, tornando-se mais livres de preconceitos e mais tolerantes. (WIELECOSSELES; 2011)