Vem conhecer nosso Ens. Fundamental!

O Ensino Fundamental, séries finais, compreende do 6° ao 9° ano e é destinado a alunos com idade entre 11 e 14 anos. Nessa etapa, o objetivo é aprimorar a educação básica, garantindo que o estudante tenha um conhecimento sólido nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Arte e Educação Física.

Além disso, o Ensino Fundamental, séries finais, visa desenvolver habilidades socioemocionais nos alunos, tornando-os capazes de lidar com problemas e conflitos de forma respeitosa e construtiva.

Os professores têm um papel fundamental nesta etapa, sendo responsáveis por transmitir conhecimentos de forma clara e objetiva, estimular a curiosidade e promover a aprendizagem ativa.

Ao término do Ensino Fundamental, séries finais, espera-se que o aluno esteja preparado para ingressar no Ensino Médio, com uma base sólida de conhecimentos e habilidades que serão necessárias para sua formação completa.


A Metodologia que utilizamos

A nossa proposta pedagógica baseia-se na abordagem sociointeracionista, uma vez que enfatizamos a importância da pedagogia de projetos, incentivando a participação ativa dos alunos na aprendizagem, de forma a integrar diferentes áreas do conhecimento, em atividades práticas e significativas. Assim, por meio de projetos, os alunos podem desenvolver habilidades como trabalho em equipe, investigação, análise de dados, comunicação e resolução de problemas. Ademais,  metodologia de projetos também valoriza a diversidade e incentiva a criação de soluções criativas e inovadoras.

Martha Santos

Coordenadora do Ensino Fundamental – Anos Finais

Conheça os nossos projetos

Arte

  • MPB: projeto musical;
  • Produção de obras artísticas; desenhos e pinturas, utilizando diferentes técnicas, materiais e cores; exposições.

História

  • História e cultura brasileira (incentivo à pesquisa e discussão sobre temas históricos);
  • Aulas em campo, que reafirmam os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Língua portuguesa/Literatura

LEITURA DRAMATIZADA

  • Produção de narrativas orais, a partir de situações cotidianas, considerando o acontecimento, os interlocutores, o contexto, a linguagem, as personagens, o ambiente, o tempo, modos de narrar, desinibição, fluência de ideias;
  • Produção de seminário/exposição oral, observando o contexto de produção; a estrutura do gênero; as marcas linguísticas; o uso da língua formal e da variedade padrão da língua; a seleção de dados essenciais; as marcas da oralidade; a tipologia expositiva; o nível de informatividade.

LEITURA

  • Transformar o ato de leitura em um momento prazeroso, dissociado de notas, explorando significativamente o conteúdo das obras, a fim de suscitar interesse e fruição para os discentes

JÚRI SIMULADO

  • O contexto de produção; as marcas linguísticas; a argumentação e a eloquência; o uso da língua formal e da variedade padrão da língua; a seleção de dados essenciais; as marcas da oralidade; a tipologia expositiva; o nível de informatividade; a ortoépia; atividades prosódicas que envolvem, nas manifestações via modalidade falada, a conscientização quanto ao ritmo, à entonação, às pausas, às hesitações, aos alongamentos, à velocidade, bem como aos recursos não verbais/ paralinguísticos envolvidos: o olhar, o riso, os meneios de cabeça, a gesticulação, os movimentos do corpo, que têm papel fundamental na interação face a face.

PROJETO RELEITURAS

  • Envolver-se em práticas de leitura literária que possibilitem o desenvolvimento do senso estético para fruição, valorizando a literatura e outras manifestações artístico-culturais como formas de acesso às dimensões lúdicas, de imaginário e encantamento, reconhecendo o potencial transformador e humanizador da experiência com a literatura.
  • Desenvolver a sensibilidade estética para reconhecer, valorizar e respeitar as diversas manifestações artísticas e culturais, participando de práticas diversificadas, individuais e coletivas, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.
  • Compreender e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética, nas diversas práticas sociais, para se comunicar por meio das diferentes linguagens e mídias, produzir conhecimentos, resolver problemas e desenvolver projetos autorais e coletivos.
  • Compreender a si e ao outro como identidades diferentes, de forma a exercitar o respeito à diferença em uma sociedade plural, além de promover os direitos humanos.
  • Reconhecer o texto como lugar de manifestação e negociação de sentidos, valores e ideologias.

DOCUMENTÁRIO

    • Produção de um documentário.

Cultural - Arte, Música e Dança.

  • Recitais de poesias;
  • Dramatizações;
  • Intervalo animado: Despertar a criatividade dos estudantes, incentivando-os a cantar, assim como promover apresentações musicais, de dança e encenação.

Matemática

O propósito é ensinar habilidades lógicas e de resolução de problemas, utilizando a matemática como ferramenta de aprendizado, e permitindo ao aluno perceber a funcionalidade dela no seu dia a dia e em tudo que o cerca.

  • Mercadinhoaprendendo a usar a nossa moeda;
  • Trabalhando com jogos matemáticos;
  • Utilidade das frações no nosso dia a dia;
  • Olimpíada da matemática.

Inglês

  • SONG FESTIVAL, cujo objetivo é o aprimoramento dos estudos sobre a língua inglesa, treinamento da escrita e oralidade, bem como o seu lado artístico, através da dança e do canto.

Geografia

  • Preservação do pau brasil (interdisciplinar com Ciências).

Ciências

  • Preservação do pau brasil (interdisciplinar com geografia);
  • Aula de campo no parque das dunas;
  • Projeto Interdisciplinar “castrampinhas”;
  • Iniciação científica (monitoria de aulas práticas no laboratório de ciências).

Ensino Religioso

  • Campanha da fraternidade;
  • Celebração de ação de graças.




Aulas práticas/diversificadas em campo e passeios/diversão

  • Visita ao Parque das Dunas;
  • Visita a fazendinha Be Green;
  • Mundo da Lua;
  • Cinema;
  • Visitas pela cidade de Salvador; pontos turísticos, museus: da música, do carnaval, museu de Arte Moderna, geológico; casa da moeda.

Nosso Sistema de Avaliação

O nosso sistema de avaliação funciona a partir de um conjunto de práticas utilizadas, para medir o desempenho dos nossos alunos. A partir do resultado delas, podemos tomar decisões sobre o desempenho dos alunos, identificando os pontos em que eles estão bem, assim como trabalhar suas dificuldades, para tomarmos as providências necessárias com o intuito de oferecer oportunidades para que o aluno possa saná-las.

Ao longo das unidades, os alunos realizam avaliações diversas, como:

  • Avaliações impressas individuais e/ou em grupo;
  • Atividades avaliativas digitais diversas, individuais e/ou em grupo, na informática;

Texto

  • Avaliações de desempenho, a partir da produção do aluno, quanto ao cumprimento com as atividades propostas pelos professores;
  • Projetos diversos;
  • Simulados interdisciplinares;
  • Aulas práticas no Laboratório de Ciências;
  • Atividades avaliativas na biblioteca da nossa escola;
  • Eventos culturais avaliativos.

Nosso modelo de quadro, com atividades avaliativas.